sábado, 12 de maio de 2007

MÃE-sem profissão (não trabalha)



Uma mulher chamada Anne foi renovar sua carteira

de motorista. Pediram-lhe para informar qual era

sua profissão. Ela hesitou, sem saber como se classificar.

“O que eu pergunto é se tem um trabalho”, insistiu o

funcionário. “Claro que tenho um trabalho”, exclamou

Anne. “Sou mãe”. “Nós não consideramos mãe um

trabalho. Vou colocar Dona DA Casa”, disse o funcionário

friamente.


Não voltei a lembrar-me deste incidente até o dia em

que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me

atendeu era, obviamente, uma funcionária de carreira,

segura, eficiente, dona de um título sonante.

“Qual é a sua ocupação?” perguntou. Não sei o que me fez

dizer isto; as palavras simplesmente saltaram-me DA boca

para fora.

“Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas ”.

A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a

apontar para o AR, e olhou-me como quem diz que não ouviu

bem. Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais

significativas. Então reparei, maravilhada, como ela IA

escrevendo com tinta preta no questionário oficial.

“Posso perguntar”, disse-me ela com novo interesse,

“o que faz exatamente?” Calmamente, sem qualquer traço

de agitação na voz, ouvi-me responder:

“Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isto),

em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria

dito dentro e for a de Casa). Sou responsável por uma equipe

(minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas).

Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?),

o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24)”.


Houve um crescente tom de respeito na voz DA funcionária,

que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente

me abriu a porta. Quando cheguei em Casa, com o título DA

minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe

- uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3. Do andar de cima

pude ouvir o meu novo experimento (uma bebê de seis meses),

testando uma nova tonalidade de voz. Senti-me triunfante!


Maternidade. .. Que carreira gloriosa! Assim, as avós poderiam

ser chamadas:

“Doutora Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas ”,

as bisavós: “Doutora Executiva Sênior” e as tias: “Doutora Assistente”.

Eu acho!!! Todas as mães, avós, bisavós e tias merecem saber disso.





Nela

5 comentários:

Meu Destino disse...

♥´¨*♥.¸¸.«♥»-(¯`♥´¯)-»♥».¸¸- - - - - .♥*¨`♥
( `♥.¸ Semeie flores ...¸.“♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá o perfume .,.“♥´)(¸.´♥
( `♥.¸ Semeie o carinho ...¸. ♥“´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a amizade.¸. ♥“´)(¸.♥´
( `♥.¸ Semeie sorrisos ...¸.“♥´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a alegria.¸. ♥“´)(¸.♥´
( `♥.¸ Semeie a verdade ...¸. ♥“´)¸.♥“´)
`♥.¸ ) colherá a confiança.(¸. ♥´¸.♥“´)
( `♥.¸ Semeie a vida ...¸.“♥´)´¸♥.“´)
`♥.¸ ) colherá milagres. ♥“´)´¸.♥“´)
( `♥.¸ Semeie a fé ...¸. ♥“´)(¸.♥´
`♥.¸ ) colherá a certeza.¸.“♥´)(¸♥´
( `♥.¸ Semeie o amor ...¸. ♥“´)(¸.♥´
`.♥¸ ) Colherá a felicidade!¸. ♥“´)(¸.♥´
♥´¨*♥.¸¸.«♥»-(¯`♥´¯)-»♥»..¸�- ��??- �.♥*¨`♥
boa semana
Helena

Kátia Moreira disse...

A felicidade não é a ausência de conflito.
É a habilidade de lidar com ele.
Uma pessoa feliz não tem o melhor de tudo.
Ela torna tudo melhor.
Torne seu dia lindo!
Torne sua semana linda!!
Torne sua vida linda!!!
É o meu desejo pra você!
Boa Semana!!!!!
Bjs Kátia Moreira

croche da princesa disse...

Barbaro!!!!!!!!!
me deste uma otima ideia para esta profissão de mãe, vou usar tua denominação daqui pra frente para responder 'a pergunta que sempre acaba em dona de casa como resposta.
Vou te passar um truque: tenho 38 anos e quando alguem me pergunta minha idade sempre coloco 20 anos mais, respondo que tenho 58. Deves achar que sou louca a questão é que tenho cara, rugas de 38 anos, mas se digo que tenho 58, o pessoal comenta de pronto:
nossa, não parece!!!!!!!
Me sinto elogiada, alisa o ego, mesmo que não seja verdade, é só um pequeno prazerzinho.
Sinara, visite meu blog de croche se quiseres www.crochedeprincesa.blogspot.com

Miva disse...

HOLA QUERIDA ES LA PRIMERA VEZ QUE TE VISITO Y NO PUEDO DEJAR DE MENCIONAR A TU COMENTARIO "PALABRA CIERTA", NUNCA VERDAD TAN GRANDE...
UN BESO DESDE VENEZUELA
MIVA

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,